Mais que um abrigo, o Lar dos Idosos São Geraldo é um espaço de convivência dos residentes de ambos os sexos e com diversos graus de dependência. Suas atividades e rotinas previnem e estimulam o desenvolvimento da autonomia proporcionando o bem-estar. Trata-se de um Instituição de Longa Permanência para Idosos, ILPI, que tem como diferencial o acolhimento completo de idosos em diversos Graus de Dependência.
- Grau de Dependência I: Traz a ideia de idosos independentes, mesmo com uso de equipamentos de autoajuda;
- Grau de Dependência II: Se refere a idosos com dependência em até três atividades de autocuidado, como alimentação, mobilidade e higiene;
- Grau de Dependência III: São idosos com dependência de assistência em todas as atividades de autocuidado, e com possível comprometimento cognitivo
A instituição está organizada para atender todos os Graus de Dependência. Os idosos independentes e os com dependência de até três atividades são alojados em áreas de ocupação individual e coletivas, com banheiros adaptados. O setor de alimentação tem uma área coletiva de atendimento aos usuários mais independentes para realização das atividades de vida diária, e outra, adaptada para cadeirantes e usuários que necessitam de auxílio para alimentar-se. Os idosos com Grau de Dependência III são encaminhados para uma das 3 Enfermarias da instituição.
NÚMERO TOTAL DE IDOSOS: 130
GRAU I E GRAU II: 50 IDOSO
GRAU III: 80 IDOSOS
O grande diferencial do Lar dos Idosos está na consolidação de suas três Enfermarias. Existe uma demanda para o idoso de Grau de Dependência III, esse, não tem sido atendido e acolhido com plenitude por Instituições de Longa Permanência, ILI, além de contar com poucos programas formais por parte do Estado. Ou seja, é público carente de cuidados. Por isso, se atentar a eles é um desafio escolhido pela ASSOPOC.
"As Enfermarias são espaços para receber idosos de Grau III, aqueles que são totalmente dependentes. Todo o cuidado de saúde é realizado pela equipe de enfermagem sob supervisão do médico responsável, que realiza atendimentos no leito. Quando algum idoso apresenta uma intercorrência mais grave a equipe de enfermagem entra em contato com o Centro de Saúde da cidade, viabilizando a transferência para a UPA referência do município". (Rose Teixeira, Técnica e Coordenadora da Equipe de Enfermagem)
ARTERAPIA
Por ser um processo terapêutico que se utiliza da arte e dos mais diversos recursos expressivos na promoção do bem-estar, a Arterapia é o programa predileto da maioria do beneficiados do Lar. Ele é capaz de desenvolver habilidades físicas e emocionais, favorecendo a autonomia de atividades diárias com objetivo da melhoria da qualidade vida do idoso.
"A Arterapia procura potencializar as trocas de experiências, o autoconhecimento e, sobretudo, a descoberta de novas habilidades e gosto. Trabalhamos o resgate de cantigas e músicas do passado, a expressão de sentimentos por meio da ate, a estimulação da criatividade e, principalmente, a convivência." (Cíntia, Arterapeuta responsável)
PROJETO intergeracional
Sob os pilares da qualidade de vida e da inclusão, o Projeto Intergaracional promove a troca de experiências entres idosos e cerca de 80 crianças da Creche, que realizam visitas diárias com programação agitada, com contação de histórias, canto e Oficina de Arte. As experiências fluem espontaneamente, e a valorização do idoso chega como lição para a meninada.
"Todas as terças-ferias a minha turma, de criança entre 08 a 09 anos, visita o Lar e posso afimar: todas a crianças amam o momento. O ambiente é cheio de ensinamentos, e o principal deles é a aprendizagem sobre ser mais humano, ser mais acessível para novas interações" (Kelly, Professora da Creche)
projeto da horta
O Projeto da Horta foi criado para propiciar um momento de interação dos usuários com a natureza. Alguns idosos possuem habilidade e gosto pela terra. A pequena plantação é mantida e cuidada pelos internos.
parcerias
O Lar mantém uma parceria com a APAE de Crucilândia por meio da participação dos internos na Oficina de Artes. Cada oficina realiza, a partir do potencial do idoso, uma atividade diferenciada. Proporcionando à ele, um momento de interação com a arte, e, claro, um momento de lazer.
Outro grande parceiro é o Sistema Divina Providência. Em sua sede em Crucilândia, os beneficiados da ASSOPOC e da APAE participam do Projeto de Inclusão através da Tecnologia Assistiva, que se consolida como uma estratégia diferenciada, atendendo pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade social.